Crianças “Emocionalmente Feridas” ou “Saudavelmente Abençoadas”?

20 de janeiro de 2021

CriançasAo longo de nossa vida, ouvimos frases no ambiente que crescemos, que seguem conosco até a vida adulta. São vozes que ecoam dentro de nós, que foram ditas a maior parte do tempo, pelos nossos pais ou cuidadores.

Estas frases podem ser: “Seja agradável!”, “Seja perfeito(a)!”, “Seja forte!”, “Seja rápido(a)!”, “Não cometa erros”, entre outras… algumas delas – mesmo contendo boas intenções – acabam sendo exageradas, extremas e até traumáticas!

Crescemos com a ideia de que, “se eu não cumprir estas ordens, não serei aceito ou amado”. Isto causa feridas emocionais profundas, na vida dos filhos. Trazem bloqueios na personalidade, que perduram até a vida adulta.

Nesta Pandemia do COVID-19, muitos adultos, sem perceber, podem ter pressionado seus filhos, com tais frases imperativas. Estes pais projetam (ou descarregam) em suas crianças, o estresse que eles próprios estão tendo, para se adaptarem ao “novo normal”.

Oremos para que Deus dê sabedoria aos pais, para que nestes tempos de isolamento social, home office, não deixem de ver seus filhos como “crianças vulneráveis” e que precisam de adultos mais centrados e equilibrados dentro do lar.

Vamos dar uma sugestão para que este “equilíbrio” aconteça. Pais, deem prioridade à vida devocional, em seus lares! Pensando nisso, fizemos um Ebook apropriado para ser lido por filhos e pais:

– “Características de uma Família Saudável” – onde você verá um material devocional, com meditações em conjunto! Inclui atividades para realizar com adultos e crianças, fazendo deste tempo, um momento criativo e prazeroso. Superlegal!

Este Ebook mostra que as Famílias Saudáveis, têm: uma Comunicação Alberta; têm a Amizade fortalecida; disfrutam de Bom Humor; são rápidas em Perdoar e Cultivam Valores Espirituais (como Amor, Esperança e Fé), entre outros temas importantes! Além de “levantar” os temas, ele mostra o caminho para que estes propósitos sejam alcançados.

Nossas crianças serão “emocionalmente feridas” ou “saudavelmente abençoadas”? Muito do que acontecerá, depende da escolha dos SEUS PAIS. Deus deu a missão de “educar” aos adultos – eles são os responsáveis em conduzir as crianças, aos caminhos corretos da vida!

Devemos aprender com Salomão e repassar aos nossos filhos o que ele ensinou, em Provérbios 4:10-13: “Meu filho, ouça minhas palavras e ponha-as em prática, e terá uma vida longa e boa. Eu lhe ensinarei o caminho da sabedoria e o conduzirei por uma estrada reta. Quando andar por ele, nada o deterá; quando correr, não tropeçará. Apegue-se às minhas instruções e não as solte; guarde-as bem, pois são a chave da vida”.

E nós? O que temos ensinado aos nossos filhos?

Pais equilibrados, têm mais possibilidades de gerar filhos emocionalmente saudáveis! Estamos fazendo a NOSSA parte, nesse processo?

Boa pandemia! Com menos estresse, menos exageros, mais leveza e MUITO bom senso e equilíbrio, na relação entre pais, filhos e cônjuges!

Autoria: Sergio e Magali Leoto

Share Button

Deixe seu Comentário

Comentários

Comentários