Discussões podem ser saudáveis para um casal?

29 de maio de 2020
casal-conversando3
Discussões e atritos fazem parte de qualquer relacionamento. É normal algumas vezes, concordarmos totalmente, com uma ideia apresentada. Outras vezes, aceitamos apenas em parte. Mas existem circunstâncias, em que nós vamos discordar completamente um do outro! Os pensamentos serão opostos.
Alguns casais, sejam eles jovens, adultos ou idosos, vivem brigando! Com ou sem motivo, as discussões acabam fazendo parte da rotina deles. Só que, “ninguém aguenta” viver ao lado de pessoas que brigam a toda hora, sejam eles homens ou mulheres. Até a Bíblia alerta sobre isso: “É melhor morar no fundo do quintal, do que dentro de casa com uma mulher briguenta” (Provérbios 21:9).
Assim, é necessário muito empenho para manter um relacionamento saudável, com o mínimo de conflito possível. É preciso “saber brigar” por suas ideias, mas em “alto nível”. Há situações em que é necessário discutir, conversar, chegar a um acordo e até recuar e ceder. Muitos desses momentos causam tensões.
Somos pessoas em constante transformação, pois aprendemos novas coisas todos os dias. Nossas expectativas e sentimentos mudam. Precisamos reprogramar, reequilibrar, corrigir ações, normas e limites, de acordo com o momento em que estamos vivendo, no relacionamento.
Conversar sobre as próprias ideias e as do outro; sobre si mesmo e a relação entre vocês. Uma boa discussão, com clima favorável, amigável, com respeito, torna-se muito saudável e imprescindível, para o ajuste do casal.

Algumas dicas para uma boa discussão:

1) Selecione as brigas que vai entrar – muita coisa, nós podemos relevar.
2) Ataque o problema e não a outra pessoa – não divague, trazendo mágoas passadas.
3) Busque soluções para o problema, com ideias criativas.
4) Admita, quando o erro for seu – todo mundo erra e há virtude em admitir, quando acontece.
5) Permita que a outra pessoa fale, abrindo seu coração, e não a interrompa.
6) Mantenha um diálogo, buscando a paz – empenhe-se por alcançá-la.
7) Pratique o perdão (a quem ofendeu você) e peça perdão (por sua parte da culpa).

 

Autores: Sergio e Magali Leoto

 

Você gostaria de levar o Casal Leoto à sua Igreja? Agende um trabalho para este ano!

Informações: smleoto@uol.com.br . Whatsapp: (11) 99957-0451.

Share Button

Deixe seu Comentário

Comentários

Comentários