You are currently viewing Os Cliclos Das Aflições

Os Cliclos Das Aflições

preocupadoEscrito por: Israel Belo de Azevedo. 

Passamos aflições por diversos motivos. São várias as fontes para as nossas dores.

Nós nos sentiríamos mais confortáveis se as explicações fossem mais simples. Sentir-se confortável é apenas uma das formas de não resolver as coisas. É importante que entendamos mais a origem dessas coisas, se queremos alterar o curso dela.

  1. Passamos por aflições por causa de doenças que nos alcançam.

Umas vêm por falta de cuidado com nossa saúde, mas outras não sabemos por quê nos acometem. Precisamos ter esta diferença bem clara, para não nos afundarmos ou na irresponsabilidade ou na culpa, que nada produzem.

  1. Passamos por aflições por causa do sistema cruel de nosso mundo, em que os recursos naturais e financeiros não são divididos de modo justo, em que as questões não são julgadas com imparcialidade, em que a recompensa pelo mérito é também desigual, a despeito de todas as recomendações bíblicas:

Miquéias 3:11 – “Seus líderes julgam sob suborno, seus sacerdotes ensinam visando lucro e seus profetas adivinham em troca de prata. E ainda se apoiam no Senhor dizendo: ‘O Senhor está no meio de nós. Nenhuma desgraça nos acontecerá’ ”.

O mundo deveria ser diferente, mas o pecado o tornou o que ele é. Precisamos viver de tal modo que não sejamos os agentes dessas injustiças; antes, devemos viver como as luzes deste mundo:

Mateus 6:26 – “Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?”.

  1. Passamos por aflições por causa de calamidades naturais e violências individuais que nos pegam de surpresa.

Pode ser que uma chuva além da conta ou um calor insuportável nos assolem. Pode ser que o destempero de uma pessoa próxima ou a crueldade de um bandido desconhecido nos machuquem

Precisamos viver de maneira tal que nossas atitudes não favoreçam as calamidades (cuidando bem, por exemplo, do lixo) e não nos aproximem dos riscos que podemos evitar. Devemos orar: “Senhor, livra-nos do mal” (Mateus 6:13 – “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém”).

  1. Passamos por aflições por causa por causa do pecado que nós mesmos cometemos.

Muitas de nossas dores vêm das consequências dos nossos pecados.

A repetida atitude dos antigos israelitas, quando confessaram os seus pecados (“Senhor, temos pecado contra ti” – Juízes 10:10), deve também ser a nossa.

Só não deve ser nossa, a falta de vigilância deles. A falta de vigilância, nos leva ao ciclo de pecado > arrependimento > perdão > pecado. Por não vigiar, o povo Israel vivia neste ciclo.

É certo que Deus nos perdoará tantas vezes quando, tendo pecado, nos arrependermos de verdade.

Nosso alvo deve ser viver de tal modo que não voltemos ao pecado, depois de termos experimentado a paz do perdão. Devemos evitar este ciclo nas nossas vidas

Desejo-lhe um BOM DIA

Israel Belo de Azevedo
Graduado em Comunicação, pós-graduado em História e em Teologia e doutor em Filosofia, tem vários livros lançados nas áreas de filosofia, história, cultura e teologia. Jornalista desde 1970 é pastor da Igreja Batista Itacuruçá, na Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. A convite da Rede Globo e TV Futura, participou do programa “Sagrado”, em que pensadores de diferentes religiões comentam temas diversos propostos por essas emissoras.

Devocional usada com permissão do autor.
Fonte: www.prazerdapalavra.com.br.

Você gostaria de nos levar à sua Igreja?
Informações Clique Aqui ou ligue para nós!
Fones: (11) 3288-2964 e 99957-0451

Deixe um comentário