Será Que Decidi Certo?

16 de março de 2015

duvidas2Antes de darmos dicas rápidas e seguras para as respostas a este problema, vamos avaliar se vocês sabem o que é a Vontade Soberana e a Vontade Moral de Deus:

1. CONHECENDO A VONTADE SOBERANA DE DEUS

A Bíblia diz que esta vontade se cumprirá com toda certeza. Ninguém pode frustrar os propósitos do Senhor:

Jó 42.2 – “Bem sei que tudo podes e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”.

Isaías 14.27 – “Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem pois o fará voltar atrás?”

Salmo 115.3 – “No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada.”

A vontade Soberana do Senhor é CONTÍNUA e SEM INTERRUPÇÕES, existindo desde “antes da fundação do mundo” (Efésios 1.4,11).

Esta Vontade, também é SECRETA. Só Deus sabe com antecedência o que vai acontecer. As duas únicas exceções que encontramos na Bíblia, são as revelações e profecias (e mesmo assim quando Ele acha por bem revelar).

É claro que nós podemos fazer planos em nossas vidas, mas devemos, humildemente, submetê-los à vontade do Pai.

Provérbios 16.1 – “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor”.

Tiago 4.13-15 – “… vós que dizeis: …. iremos para cidade tal e lá passaremos um ano e negociaremos e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. ….. devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isto ou aquilo.”

AS CIRCUNSTÂNCIAS

Elas definem o contexto da decisão. Devem ser avaliadas por uma SABEDORIA, que não é apenas baseada em bom senso, mas principalmente centralizado no conhecimento bíblico. As circunstâncias, não são necessariamente confirmações ou negações da vontade de Deus.

AS PORTAS ABERTAS

São oportunidades concedidas por Deus, para o Seu Serviço. Devemos avaliá-las com a mesma SABEDORIA, descrita acima. Como acontece com as circunstâncias, não é porque alguma porta se abre, que somos OBRIGADOS a entrar por ela. Ela é apenas mais uma opção que devemos analisar.

2. CONHECENDO A VONTADE MORAL DE DEUS

São os mandamentos revelados na Bíblia (que é a Palavra de Deus e autoridade máxima para reconhecermos a Sua vontade). Tais mandamentos, ensinam aos homens EM QUE DEVEM CRER e COMO VIVER. É o nosso guia perfeito e completo para fé e prática cristãs.

2Timóteo. 3.16-17 – “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.

A PRIMEIRA responsabilidade dos que querem agradar a Deus é CONHECER A BÍBLIA (que é a VONTADE MORAL de Deus).

A SEGUNDA responsabilidade é OBEDECER A DEUS. Esta obediência é um processo que tem início no dia da conversão e prossegue pela eternidade afora.

A OBEDIÊNCIA não é algo opcional, mas sim um SINAL que caracteriza a verdadeira entrega de vida a Jesus.

João 14.21-24 – Disse Jesus: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama, será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. …. Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai o amará, e viremos para Ele e faremos Nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.”

3. PRINCÍPIOS PARA A TOMADA DE DECISÕES CORRETAS

  1. EM ASSUNTOS ONDE A BÍBLIA É CLARA:

NÃO HÁ DÚVIDA! Os princípios devem ser OBEDECIDOS!

Exemplo: – Posso COLAR na prova? Resposta: – Claro que NÃO! Pois a COLA nada mais é do que você MENTIR sobre os seus conhecimentos. A Bíblia diz que devemos sempre falar a verdade (Efésios 4.25).

  1. EM ASSUNTOS ONDE A BÍBLIA NÃO TRAZ PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS:

Você é LIVRE E RESPONSÁVEL para escolher o que vai fazer. Sua decisão não pode ser incoerente com o seu testemunho cristão.

Exemplo: – Qual profissão devo escolher? Resposta: – Você é livre e responsável para escolher. Avalie da melhor forma, todos os dados. Clame pela SABEDORIA de Deus, peça conselhos, etc. A decisão e suas consequências são de nossa responsabilidade, para aprendermos com erros e acertos.

Nosso objetivo deve ser agir, dia-a-dia, com SABEDORIA cada vez maior (baseada num crescente conhecimento da Bíblia). Em nosso coração, devemos ter a convicção de que em TODAS as decisões, vamos nos submeter à Vontade Soberana de Deus.

Agora, é partir para a prática. Boas decisões!

Você gostaria de nos levar à sua Igreja?
Informações Clique Aqui ou ligue para nós!
Fones: (11) 3288-2964 e 99957-0451

 

Share Button

Deixe seu Comentário

Comentários

Comentários