Análise Do Seu Potencial De Liderança

16 de março de 2015

LiderancaSanders, em seu livro “Liderança Espiritual” – Editora Mundo Cristão – SP, dá uma sugestiva lista de situações, para analisarmos se temos ou não potencial de liderança:

– “Você já eliminou, alguma vez, um mau hábito de seu caráter? Quem quiser conduzir outros, deve disciplinar-se a si próprio.

– Você se controla quando as coisas vão mal? O líder que perde o autocontrole em circunstâncias difíceis, perde o respeito e a confiança. Ele deve ser calmo durante as crises, flexível na adversidade e no desapontamento.

– Você pensa independentemente? Embora use ao máximo o pensamento alheio, o líder não pode permitir que os outros pensem por ele, ou tomem decisões em seu lugar.

– Você é capaz de assegurar a cooperação e ganhar o respeito e a confiança dos outros?

– Você possui a habilidade de manter a disciplina sem recorrer a um show de autoridade? A verdadeira liderança é uma qualidade interna de espírito, que requer serenidade, e nunca uma demonstração externa de força.

– Você é digno de receber a bem-aventurança concedida aos pacificadores? É bem mais fácil manter a paz do que restabelecê-la, quando foi quebrada. Uma função importante da liderança é a reconciliação – habilidade de descobrir terreno comum entre os pontos de vista divergentes, induzindo ambas as partes a aceitá-lo.

– Você já recebeu a incumbência de lidar com situações difíceis e delicadas?

– Você sabe induzir as pessoas a fazer com alegria algo legítimo que, normalmente não desejariam fazer?

– Você é capaz de aceitar oposição a seu ponto de vista ou a sua decisão, sem considerá-la uma afronta pessoal e sem reagir, portanto, como se afrontado? Os líderes devem esperar oposição e jamais deveriam ofender-se quando ela ocorrer.

– Você acha fácil fazer e manter amigos? Seu currículo de amigos leais é um índice da qualidade e da força de sua liderança.

– Você depende indevidamente do elogio ou da aprovação dos outros? É capaz de manter uma atitude firme em face da desaprovação, até da perda temporária de confiança?

– Você fica à vontade na presença de superiores ou estranhos?

– Seus subordinados ficam à vontade em sua presença? O líder deve dar a impressão de compreensão simpática e de amizade, que colocará os outros à vontade.

– Você tem tato? Consegue antecipar o efeito provável de uma declaração antes de anunciá-la?

– Você tem força de vontade? É constante? Nenhum líder manterá sua posição durante muito tempo se for vacilante.

– Você alimenta ressentimentos, ou esquece facilmente as injúrias que lhe são dirigidas?

– Você é razoavelmente otimista? O pessimismo não é atributo do líder.

– Você gosta de assumir responsabilidades?”

Líderes não são perfeitos e por este motivo, precisam de constante avaliação. Mas se após ler esta lista, você percebeu alguns pontos em que precisa mudar, “bem vindo ao rol dos humanos”! Você é normal!

Bons líderes são humildes, reconhecem fraquezas e colocam-se diante de Deus, a fim de melhorarem cada vez mais o seu desempenho. Vá a luta, busque aperfeiçoar-se através de leituras, cursos. Hoje existem muitos cursos online à disposição. Em breve estaremos disponibilizando nossos cursos via web. Faça contato. A obra é do Senhor e Ele merece líderes que anseiam por excelência!

Você gostaria de nos levar à sua Igreja?
Informações Clique Aqui ou ligue para nós!
Fones: (11) 3288-2964 e 99957-0451

 

 

Share Button

Deixe seu Comentário

Comentários

Comentários