Oportunidade de Cuidarmos Ainda Mais da Nossa Saúde Mental: “Janeiro Branco”

20 de janeiro de 2021

jan-branVocê sabia que temos pelo menos 5 saúdes? A Organização Mundial da Saúde (OMS) divide a nossa Saúde em 5 saúdes: física, mental ou intelectual, emocional, relacional ou social e espiritual. Somos pessoas integradas, isto é, inteiras. Dividimos em partes apenas para fins didáticos, estudar melhor o ser humano.

Quando não estamos bem em uma das áreas de nossa saúde, afetamos todas as outras. Por exemplo:

– Se não cuidamos bem da nossa saúde mental, como memória, concentração, a forma como lidamos com as mudançjas, as exigências, as decepções, as frustrações, as expectativas, os desafios da vida… se não conseguimos equilibrar nossas emoções, com nossa razão e ideias…

– Vamos comprometer todo nosso organismo, nossos relacionamentos, nossa vida emocional, não conseguiremos fazer vínculos e amar de maneira saudável, vamos ficar confusos, ansiosos e com dificuldade de concentração. Isto é, nós adoeceremos!

– A nossa imunidade irá cair, poderemos pegar uma simples gripe, ou o coronavírus, ou até uma doença grave como um câncer, um ataque súbito coração… Surgem as denominadas Doenças Psicossomáticas, quando dói na alma… e o corpo sente!

Deu para entender o porquê da importância de termos um mês dedicado à Saúde Mental?

Você que está lendo este artigo: – percebeu que precisará cuidar de alguma das suas 5 saúdes? Então TOME UMA ATITUDE JÁ – vá ao médico ou procure um psicólogo.

Uma das boas organizações, que pode indicar ótimos profissionais a você é o CPPC – Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (www.cppc.org.br).

Faça uma auto avaliação sincera AGORA mesmo – “Como você está sua Saúde Física? E também… como está sua Saúde Mental?”.

Aproveite o “Janeiro Branco” para ter mais Qualidade de Vida!

Autora: Psi Magali Leoto

Share Button

Deixe seu Comentário

Comentários

Comentários